entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fantasiados, Sandero Stepway e Etios Cross desfilam

Modelos com apelo diferenciado mostram suas alegorias para escolha da plateia

27/02/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros

Véspera de Carnaval, chegou a hora de tirar a fantasia do armário. Na passarela, Sandero Stepway e Etios Cross mostram seus adereços para a plateia. O Renault já é um velho conhecido do desfile e ostenta uma vestimenta que eleva seu valor a R$ 46.090. O Toyota chegou recentemente ao mercado e vai cobrar R$ 47.390 pelo apelo diferenciado. 

Visualmente, as alegorias se traduzem em para-choque diferenciado na parte da frente e atrás, farois com máscara negra, barras no teto e inscrições da versão na carroceria e na parte interna. No caso do Sandero, a Renault incorporou salto alto: a suspensão é 50 mm mais alta que o restante da linha. No Etios Cross não há nenhuma alteração mecânica em comparação à versão convencional. 

Apresentando os foliões

O Etios Cross é baseado no configuração XLS 1.5 do modelo. E isso se traduz em motor de 1,5 litro 16 V de 92 cv / 96,5 cv de potência com gasolina e etanol, respectivamente. O Sandero Stepway leva um pouco de vantagem na potência. O 1.6 litro flex responde com 98 cv e 106 cv, mas tem 8V. Os dois contam com câmbio manual de cinco velocidades.

Entre os equipamentos de série, as configurações Stepway e Cross trazem de fábrica, além dos itens citados acima, farois de neblina, ar-condicionado, acionamento elétrico dos retrovisores, travas e vidros, CD player com entradas auxiliares. Em ambos modelos, a direção tem assistência, sendo hidráulica no Renault e elétrica progressiva no Toyota. O primeiro conta com rodas de liga de 16 polegadas, enquanto o outro oferece de 15". 

Em termos de conforto e acabamento, os dois modelos se equiparam, lembrando que, apesar de serem configurações mais caras, não deixam de ser modelos de entrada. Já no que diz respeito à mecânica, há duas situações para cada modelo: cidade para o Stepway e estrada para o Cross.

No trânsito urbano, o Renault exige menos mudança de marcha, primeiramente porque é um 8V e segundo porque o pico de torque de 15,5 kgfm se dá aos 2.850 giros contra 13,9 kgfm a 3.100 rotações do Etios. A suspensão mais elevada também é uma boa aliada para enfrentar a buraqueira da cidade. Por outro lado, o Toyota mostra mais disposição com seu 16V quando o carro está embalado. As trocas de marcha também são mais precidas que as do concorrente.

Escolha de Anelisa Lopes - a Toyota quer participar da folia dos modelos de entrada com roupagem diferenciada, apesar de a sua meta de vendas para o Etios Cross (5% do total da linha, considerando hatch e sedã) ser bem modesta. Mecanicamente, o modelo da Toyota leva vantagem contra o da Renault, pois seu conjunto motor mais câmbio é equilibrado e mostra mais disposição; o Sandero parece mais moroso para se locomover. O fator contra, no entanto, fica por conta do acabamento do Toyota, que deixa a desejar, mesmo custando pouco mais de R$ 1.000. Se o quesito design não for levado em consideração, porém, o Etios leva o comparativo.    

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.