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Renovadas, S-10 e Ranger vão para novo round

Disputa é antiga e vem desde as antecessoras D-10 e F-75. Quem se dá melhor?

15/03/2013 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O confronto entre Chevrolet S-10 e Ford Ranger começou no século passado. Desde os tempos das antigas D-10 e F-75 da década de 1970 e, posteriormente, D-20 e F-1000 dos anos 1980 e começo dos 1990, Chevrolet e Ford disputam entre si no segmento de picapes médias. No século XXI, porém, a competição entrou no campo da tecnologia e está mais acirrada que nunca. O iCarros colocou as versões topo de linha LTZ e Limited para mostrar o que cada uma traz de melhor.

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Ambas possuem motor a diesel, câmbio automático de seis velocidades, cabine dupla e tração 4x4. A primeira diferença aparece no preço, já que, por R$ 132.310, a S-10 LTZ é mais barata que a Ranger Limited, que custa R$ 136.700. Nas vendas, porém, a Chevrolet tem a vantagem com 9.689 unidades emplacadas da S-10 no acumulado de 2013, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos automotores). A Ranger é a terceira no ranking das picapes médias, com 4.447 unidades vendidas no período, atrás da Toyota Hilux, que vendeu 7.244.

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Em relação à motorização, empate no torque. São 47,9 kgfm para ambas, mas o motor turbodiesel da Chevrolet é menor, com 2.8 litros de capacidade cúbica e quatro cilindros, e menos potente (180 cv) que o 3.2 turbo diesel de cinco cilindros da Ford, que desenvolve 200 cv.

Personalidades diferentes, propostas comuns

Tanto a S-10 como a Ranger ganharam novas gerações nos últimos dois anos. Enquanto a Ford buscou no Edge a inspiração da grande grade frontal, a Chevrolet recorreu à linguagem visual global da marca para colocar na picape o logotipo numa grade dividida ao meio. A primeira optou por um visual mais fluido, com elementos arredondados; a segunda ficou com uma cara mais angulosa, com linhas marcadas.

Com espaço para cinco passageiros e capacidade de enfrentar trechos fora do asfalto, ambas tem uma missão em comum: transportar pessoas e carga com desempenho e conforto em quaisquer situações. Nesse quesito, a vantagem fica para Ranger, que saiu dos trivais itens de conveniência e possui até uma tela de cinco polegadas que faz as vezes de uma central de entretenimento. Nem mesmo o espelho interno escapou da tecnologia: ao engatar a ré, a imagem da câmera de estacionamento é mostrada na peça. Mesmo em noites escuras, a Ranger facilita a vida do motorista com luzes sob os espelhos externos para iluminar o embarque.

Isso não significa que a S-10 tenha economizado nos equipamentos. Ela possui direção hidráulica, ar-condicionado automático, vidros elétricos nas quatro portas, seleção de 4x4 por botão, modo manual para o câmbio e ajuste elétrico para o banco do motorista. No quesito segurança, há airbag duplo frontal e freios com sistema antitravamento (ABS). Todos esses itens também estão presentes na Ranger.

Do tempo do onça, mas plugado na era digital

O sistema de feixe de molas é antigo e remonta aos tempos dos carros de boi. Porém, mais robusto e barato. É a escolha tanto da Ranger como da S-10 para suspensão traseira. Mas se você espera um comportamento “saltitante” da caçamba quando vazia, é melhor se atualizar.

Mais pesada, com 2.198 kg, a picape da Ford é menos suscetível a essas oscilações causadas por buracos e, em velocidade, seu comportamento está mais próximo a de um carro de passeio que de uma picape. Nem mesmo as dimensões abundantes atrapalham a condução. São 1,85 m de altura, 1,85 m de largura e 5,4 metros de comprimento que, para o motorista, parecem menos. A direção é precisa e responde rápido aos comandos, enquanto a carroceria não torce nem rola nas curvas.

O comportamento da S-10 está um passo atrás. É preciso dar mais voltas no volante para manobrar a picape e, em terrenos mais acidentados, os passageiros sentem os solavancos causados pela caçamba vazia. A Chevrolet, no entanto, é mais leve, com 1.900 kg, e tem medidas iguais às da Ranger nas três dimensões.

Conforto pode não ser o adjetivo mais procurado numa picape, mas tanto a Ranger como S-10 oferecem com sobra. O espaço interno é bom e todos os comandos são fáceis de acessar. No banco traseiro, três adultos se acomodam com folga para as pernas e para a cabeça. Nenhuma é perfeita para o terceiro passageiro do banco traseiro, no entanto: a Chevrolet oferece cinto de três pontos, sem encosto de cabeça, enquanto a Ford tem os três encostos de cabeça traseiros, mas o cinto do meio é apenas abdominal.

O acabamento novamente as aproxima dos carros de passeio, com visual mais trabalhado e peças bem encaixadas. A S-10 abusa mais do plástico e usa comandos e botões comuns à família Cruze e Sonic, por exemplo, enquanto, na Ranger, é difícil diferenciar o volante da picape em relação ao médio Focus.

Mas a Ford caprichou mais no acabamento, utilizando materiais menos rígidos e com texturas variadas no painel. Além disso, com a tela central, a modernidade da Ranger contrasta com a simplicidade da S-10, com seu sistema de som convencional. Já se foram os tempos em que andar de picape era um sacrifício e poucas eram vistas rodando sem estarem carregadas.

Cavalaria brava

Com uma vantagem de mais de 200 kg a menos que a rival, a S-10 sai na frente em arrancada. A Chevrolet informa uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto a Ranger leva 12,9 segundos. No mundo real, a diferença é pequena. Apenas nas saídas de farol e apertando com vontade o acelerador que o bloco menor da Chevrolet ganha giro mais rápido.

A Ford não tem tanta gana na aceleração, mas contando com um cilindro extra e mais potência, circula pelas ruas em rotações mais baixas, o que deixa a viagem mais confortável. O único contraponto do motor de cinco cilindros da Ford é a vibração perceptível em ponto morto, característica que a Chevrolet não tem.

Escolha de Thiago Moreno - A Chevrolet S-10 é superada pela Ranger em conforto, potência e na oferta de equipamentos de série. É a Ford quem leva esse comparativo, uma vez que a pouca diferença de valor pela faixa de preço dos modelos compensa a escolha. 

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