24/07/2013 - Redação (Fotos: Divulgação) / Fonte: iCarros
No começo de julho, a Latin NCAP fez uma nova bateria de testes de colisão com carros oferecidos na América Latina. Dessa vez, o Chevrolet Agile e o Renault Clio, que não têm airbags como itens de série, levaram nota zero para a proteção de adultos no banco dianteiro. Para crianças no banco traseiro, as notas foram 16,35 e 9, num total de 49 pontos possíveis. O teste hoje é feito com o carro colidindo a 64 km/h contra uma barreira imóvel e deformável, com quatro ocupantes, sendo dois adultos na frente e uma criança de três anos e uma de 18 meses atrás, usando as respectivas cadeirinhas de segurança.
Porém, as regras devem ficar ainda mais rígidas a partir deste mês, já que os testes passarão a contar também com colisão lateral. Além disso, para atingir a nota máxima (cinco estrelas)o carro deverá contar com o aviso de não afivelamento dos cintos de segurança para todos os ocupantes e, se qualquer uma das regiões do corpo registrarem a cor vermelha, o que indica uma área de muito estresse no corpo do ocupante, o carro terá nota zero. Segundo a entidade, as novas regras deixam os testes na América Latina mais próximos aos realizados na Europa. A partir de 2014, todos os carros oferecidos no Brasil deverão ser equipados com duplo airbag frontal. Se
Nessa bateria de testes, foram colocados à prova também modelos mexicanos, sendo que dois deles foram visualmente piores na colisão que os oferecidos no Brasil. O Nissan Tsuru, uma geração antiga do Sentra que ainda é oferecida por lá, chega a se dobrar ao meio com o impacto, o mesmo ocorrendo com o Suzuki Alto. Porém, os mexicanos contam com o Seat León, da subsidiária espanhola da Volkswagen que não está presente no Brasil. Equipado com seis airbags, foi o único dessa leva de carros que obteve cinco estrelas na proteção para adultos.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro