entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dia Mundial Sem Carro: confira a programação

Vinte e dois de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Confira a programação ao redor do Brasil e deixe o seu em casa!

19/09/2013 - Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. Desde 2000, países como Espanha, Itália, Rússia e Inglaterra já participam dessa celebração. Por aqui, o Dia Mundial Sem Carro existe desde 2001, sendo que em São Paulo - cidade com a maior frota de veículos do País - a data passou a ser comemorada oficialmente em 2005.

Por isso, o iCarros reunirá algumas matérias sobre o tema. A primeira delas mostra como será comemorado o 22 de setembro ao redor do Brasil. A programação inclui diversos passeios ciclísticos e debates sobre o uso do carro. Veja aqui a programação de algumas cidades:

São Paulo (SP)

A capital paulista realiza desde o dia 16 de setembro a Semana da Mobilidade, debatendo temas como transporte público e o uso de álcool antes de dirigir No dia 22 de setembro, o Parque do Ibirapuera ficará fechado para automóveis entre às 7h e 17h, sendo que, durante o dia inteiro, uma área da região central da cidade estará restrita para a circulação de carros. A zona compreende as avenidas Ipiranga, Senador Queirós, Rangel Pestana, São Luís e Mercúrio, além dos viadutos Mercúrio, Jacareí, Nove de Julho e a Rua Maria Paula. A partir das 9h, haverá um passeio ciclístico pela Ciclofaixa de Lazer do Centro, com saída na Praça do Patriarca.

Rio de Janeiro (RJ)

Também haverá um passeio ciclístico na capital fluminense, com concentração programada a partir das 7h do dia 22 de setembro no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no bairro do Aterro do Flamengo. A ação faz parte do terceiro Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta, organizado pela prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) e contará também com visitas técnicas a algumas ciclovias da cidade nos dias 21 e 23 de setembro. No último dia do fórum, serão realizadas palestras sobre a mudança de comportamento no transporte urbano, as regulamentações do uso da bicicleta e experiências positivas no uso das bikes.

Belo Horizonte (MG)

A capital mineira também contará com um passeio ciclístico no Dia Mundial sem Carro. No dia 22 de setembro, as bicicletas serão bem-vindas a partir das 8h30 da manhã na Praça de Santa Tereza, num percurso que atravessará os bairros de Santa Tereza, Contorno, Praça da Estação e Andradas, retornando para o início do trajeto.

Cuiabá (MT)

Não é só por estar deslocada da região Sudeste que Cuiabá, capital do Mato Grosso, deixará de participar do Dia Mundial sem carro. Por lá haverá mais um passeio ciclístico, saindo do estacionamento da Universidade Federal do Mato Grosso às 8h com percurso vai até o Museu do Rio, no bairro Porto.

Maceió (AL)

A capital alagoana é mais uma que vai usar as bikes no Dia Mundial Sem Carro. Organizado pela prefeitura de Maceió (AL) com o apoio do SESC Alagoas, o passeio ciclístico sairá do posto da Polícia Rodoviária Federal no bairro Tabuleiro às 8h. No mesmo horário, na Praça do Centenário, o SESC realizará ações educativas coletivas e individuais para um trânsito mais seguro.

Petrópolis (RJ)

No topo da região serrana do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis vai abrir o bolso para incentivar os moradores a deixar o carro em casa. Durante o Dia Mundial sem Carro, os petropolitanos poderão se utilizar dos ônibus da cidade pagando apenas R$ 1. A tarifa normal dos coletivos é de R$ 2,65.

Santos (SP)

A maior cidade do litoral paulista também realizará ações no Dia Mundial Sem Carro. Por lá, agentes da prefeitura abordarão os motoristas na Orla da praia, entregando folhetos de educação no trânsito. Também ocorrerá um passeio ciclístico às 10h, saindo do Aquário Municipal e da Praça das Bandeiras.

Veja mais opções para deixar o carro em casa

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.