entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercosul revela modelo definitivo de placas

O novo modelo de placas que irá unificar os veículos membros do Mercosul será implantado a partir de 2016

09/10/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela revelaram ontem (8) o modelo definitivo de placa que será adotado nos veículos do Mercosul. A novidade começará a ser implantada em caminhões e ônibus a partir de 2016, enquanto os veículos leves deverão adotar o modelo a partir de 2018.

Na parte superior das placas está escrito o nome do país de origem, além da imagem da bandeira e do símbolo do bloco sul-americano. Os cinco países somam, atualmente, uma frota de 110 milhões de veículos.

A identificação, composta por uma sequência de duas letras, três números e mais duas letras, foi escolhida para evitar a formação de palavras. Isso permite até 450 milhões de combinações. A nova placa terá um tamanho padrão para todos os países, igual ao utilizado no Brasil, com 40 cm de comprimento e 13 cm de largura.

A unificação irá facilitar a circulação dos cidadãos entre os países membros do Mercosul e permitirá o intercâmbio de informações, ajudando na aplicação de multas e na identificação de veículos roubados em território estrangeiro.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.