entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tecnologia evita acidentes com ciclistas

A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia que alerta o motorista sobre a presença motos e bicicletas

23/01/2015 - Alessandro Reis / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em um futuro não muito distante, automóveis das marcas Jaguar e Land Rover deverão sair da fábrica equipados com um sistema que utiliza sons, cores e vibrações dentro do carro para alertar o motorista sobre a proximidade de bicicletas e motos. Esse conjunto de tecnologias, que está em desenvolvimento, tem o objetivo de prevenir acidentes por meio de uma série de sensores.

Quando um ciclista ou motociclista se aproxima do automóvel, por exemplo, o sistema de áudio toca um alerta semelhante à buzina de uma bicicleta no alto-falante. Quando uma bicicleta ou moto tenta ultrapassar o carro, o encosto superior do banco é inflado suavemente na altura do ombro do motorista. 

Além disso, no momento em que um ciclista se aproxima, luzes âmbar se acendem na janela, no computador de bordo e no para-brisa. Assim que o ciclista passa ao lado, as luzes ficam vermelhas e acompanham o movimento dele. Outra sacada interessante é que as maçanetas internas das portas vibram ao estacionar ao lado de uma ciclofaixa ou ciclovia, para que o condutor evite abri-las naquele local. O sistema também é capaz de identificar um acidente com motocicleta ou ciclista à frente e, como alerta, vibra o pedal do acelerador.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.