entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volkswagen revela motor a diesel

Novo propulsor biturbo diesel da Volkswagen possui turbocompressor elétrico e rende até 272 cv de potência

12/11/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volkswagen anunciou ontem (11), na Alemanha, um novo motor de quatro cilindros a diesel capaz de render até 272 cv de potência. O propulsor toma como base o 2.0 TDI biturbo, apresentado na nova geração do Passat, que entrega até 240 cv. Entretanto, o novo motor lança mão também de um turbocompressor de dois estágios com acionamento elétrico.

O torque não foi divulgado pela fabricante, mas é de se esperar que ofereça mais força do que os 50,98 kgfm obtidos no Passat. Além do novo componente elétrico, foi instalado um sistema de duplo comando variável de válvula e injeção Common Rail Piezo. Também foi revelado que o propulsor será associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com dez marchas. A caixa contará com sistema de recuperação de energia de frenagem e poderá desacoplar para reduzir o gasto de combustível.  A marca não revelou a data de lançamento do novo motor.

Vale lembrar que, no Brasil, é proibida a utilização de propulsores a diesel em veículos com capacidade de carga inferior a uma tonelada. Uma proposta de liberação tramitou pela Câmara dos Deputados, mas foi rejeitada no final de outubro pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A justificativa dada pelo relator Sarney Filho, deputado eleito pelo Maranhão, é de que o diesel polui até oito vezes mais do que a gasolina. “Aprovarmos uma lei que vai aumentar a emissão de gases do efeito estufa vai na contramão da história e, por esse motivo, nos colocamos contra esse projeto de lei”. Na Europa, assim como nos EUA, o combustível é permitido também para veículos de passeio.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.