entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi Q7 em versão mais barata

Lançada em julho, versão Ambiente do Audi Q7 tem menos equipamentos e rende 61 cv a menos

25/11/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Audi Q7 chegou ao Brasil em 2006 e, desde então, não recebeu mudanças significativas – houve apenas uma reestilização em 2009 e alterações de motor e câmbio em 2010.  Enquanto a segunda geração, prevista para ser apresentada em janeiro no Salão de Detroit, nos EUA, não vem, a Audi tenta dar novo fôlego ao utilitário com uma versão mais em conta, avaliada pelo iCarros.

Lançada em julho deste ano, a configuração Ambiente (R$ 312.000) se diferencia da topo de linha Ambition (R$ 346.600) pela lista de equipamentos e pelo motor. Ambas são movidas por um 3.0 V6 turbo a gasolina com câmbio automático de oito marchas, mas a Ambiente teve a potência reduzida para 272 cv, enquanto a Ambition desenvolve 333 cv. O torque também muda: são 40,8 kgfm e 44,8 kgfm, respectivamente.

Apesar da redução, o Q7 não ficou mais sem graça por isso. O V6 de 272 cv é suficiente pra mover - e com agilidade - os 2.325 kg do utilitário. Segundo a Audi, ele vai de 0 a 110 km/h em 7,9 segundos, contra os 6,9 segundos da versão mais cara. É até fácil se esquecer que você está a bordo de um carro com 5 metros de comprimento, 1,9 metro de largura e 1,7 metro de altura. O Q7 é esperto graças ao câmbio e ao torque máximo entregue já aos 2.150 rpm. E o silêncio dentro da cabine é invejável. Ele anda bem, mas também bebe bem. Durante a avaliação do iCarros, o computador de bordo registrou média de 5 km/l na cidade.

A tração integral permanente quattro permite pegar uma estrada de terra no final de semana, já que dificilmente o dono de um Q7 abusará do carro além disso. Ela garante boa estabilidade no asfalto ou na terra, compensando a altura elevada e o consequente centro de gravidade alto. É uma boa parceria com a suspensão, firme no limite do confortável. A direção é hidráulica, mas sua rigidez varia conforme a aceleração, facilitando na hora de manobrar e dando mais precisão na estrada.

Menos equipado?

De série, o Q7 de entrada traz ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, alarme, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e sistema de lavagem, computador de bordo com display colorido, controlador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, espelho retrovisor interno antiofuscamento, sistema multimídia com Bluetooth, TV e GPS, rack de teto e rodas de liga leve de 20 polegadas.

No interior, além do acabamento refinado mesclando couro e alumínio no painel, o utilitário oferece três fileiras de assentos, bancos dianteiros com ajustes elétricos e apoio lombar - e memória para o motorista -, bancos de couro, volante esportivo de couro com ajuste elétrico de altura e distância e comandos de áudio, borboletas atrás do volante para fazer trocas de marcha manuais e teto solar elétrico panorâmico (presente nas três fileiras).

Para comparar, a versão mais cara, que cobra R$ 34.600 a mais, acrescenta bancos esportivos, banco do passageiro dianteiro com memória, suspensão pneumática e sistema de som Bose de alta qualidade.

Mimos em todas as partes

Para deixar o habitáculo mais ao gosto do cliente, é possível até regular a iluminação interna. Mas enquanto o Q7 oferece mimos como esse ou o porta-luvas com abertura por um botão ao lado do rádio, a tela no console não é sensível ao toque e o freio de estacionamento é por pedal. O carro é exemplo de luxo, mas ainda há onde melhorar.

Com três metros de entre-eixos, o espaço interno também não é nenhum problema. Mas quem viaja na última fileira vai com as pernas apertadas. Já as bagagens se acomodam bem nos 775 litros do porta-malas, que, aliás, possui sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa. Mais um mimo. Quer mais? O bagageiro vem de fábrica com rede e ganchos de fixação, além de um sistema de trilhos para distribuir as malas do modo mais conveniente.

Veredito de Anamaria Rinaldi – O Audi Q7 é um carro de causar inveja, isso não se pode negar. Ele chama a atenção nas ruas pelo visual imponente e trata os ocupantes com bastante mordomia. Mas já está na hora de modernizar o utilitário, que está um passo atrás dos concorrentes, como o BMW X5 (custa entre R$ 329.950 e R$ 429.950) e o Mercedes-Benz ML 350 (entre R$ 285.500 e R$ 333.500).


 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.