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Aircross marca virada da Citroën

Primeiro modelo feito no Brasil com a nova identidade da marca deve resultar em 2.000 unidades vendidas por mês

26/08/2010 - Anelisa Lopes, do Rio de Janeiro (RJ) / Fonte: iCarros

Com valores que variam entre R$ 53.900 e R$ 61.900, garantia de três anos e três primeiras revisões gratuitas (10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros), a Citroën elaborou um pacote ousado para acompanhar o lançamento do Aircross, utilitário compacto premium que deverá participar, segundo expectativa da montadora, com 22% do mercado de SUVs, segmento que comercializa 110 mil unidades por ano.

Oferecido em três versões de acabamento, GL, GLX e Exclusive, sendo a intermediária responsável pela maior parte das vendas, o Aircross traz um motor de 1,6 litro e câmbio manual de cinco velocidades. O equipamento já está presente nos outros modelos da Citroën, mas teve suas relações de marchas encurtadas em 15% para ter um melhor desempenhos nas saídas e retomadas de velocidade. No ano que vem, a montadora deverá colocar à disposição a caixa automática; já a tração 4x4, por enquanto, está fora dos planos do fabricante. 

O Aircross é feito sobre a mesma plataforma do C3 vendido no Brasil. A base, no entanto, foi alongada em 80 mm para dar origem ao utilitário de 4,29 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 1,69 metro de altura. A capacidade do porta-malas é de 403 litros. Entre os principais rivais, a Citroën destaca o Ford EcoSport, o Fiat Idea Adventure e o Volkswagen CrossFox que, assim como ele, carregam o estepe na parte de fora do bagageiro. O Aircross também possui uma maior distância do solo, de 23 cm na dianteira e 24 cm na traseira.

Produzido na fábrica da PSA em Porto Real (RJ), especificamente para os países da América Latina, o Aircross compartilha muitas semelhanças com o C3 Picasso, utilitário vendido na Europa. Diferentemente do europeu, que tem menos adereços e procura atender às necessidades familiares, o Aircross mira consumidores jovens, que apreciam estilo aventureiro, sem pretensões de ultrapassar percursos off road. Apesar de não precisar a data, há planos de inserir uma proposta semelhante ao C3 Picasso no mercado brasileiro.

A posição alta de dirigir lembra a do Ford EcoSport, com a diferença de a grande área envidraçada do para-brisa oferecer mais visibilidade no Citroën. A dirigibilidade remete a de um carro compacto, uma vez que a direção leve e as curtas relações de marcha garantem agilidade na performance em vias urbanas. A primeira impressão em movimento, no entanto, foi a de que a direção tem pouco esterçamento.

O motor de 1,6 cilindrada (113 cv de potência com álcool a 5.800 giros e de 15,8 mkgf de força máxima aos 4.500 rpm) pareceu suficiente para vencer os quase 60 quilômetros percorridos entre a capital carioca e o município de Niterói. Destaque para o conjunto da suspensão, cujo acerto permite transpor obstáculos sem sacudir ou fazer com que os passageiros batam as costas nos assentos.

Durante o desenvolvimento do veículo, a Citroën criou algumas soluções para diminuir o nível de barulho vindo do motor. Um deles é o para-brisa acústico, no qual a a camada intermediária é antiruído. Além disso, o fabricante também preencheu espaços vazios da carroceria.

Com a chegada do Aircross, primeiro modelo nacional que ostenta a nova identidade visual da Citroën, incorporada no ano passado, a montadora pretende avançar com 3,5% de participação no mercado brasileiro, ante os 2,5% atuais. A embalagem, bastante chamativa em meio ao trânsito, aliada ao bom acabamento interno, deverá ser um dos principais apelos de venda do lançamento.

Acessórios e cores - o cliente que optar pela versão topo de linha terá disponível entre os opcionais um sistema de navegação integrado ao painel, equipamento que custa R$ 2.400. Em relação às cores, o único tom sólido oferecido para o carro é o branco. As demais têm um acréscimo de R$ 710 no preço.

Salão do Automóvel - para a feira automotiva, que acontece em outubro, em São Paulo, a Citroën não deverá mostrar nenhum lançamento inédito para o Brasil. De acordo com a montadora, haverá apenas variações de modelos que já estão em linha.

Confira os preços da linha Aircross:
- GL: R$ 53.900 (ar-condicionado, barras longitudinais de teto, vidros dianteiros e retrovisores elétricos)
- GLX: R$ 56.400 (equipamentos do GL mais rodas de liga leve, bússula, inclinômetro horizontal e vertical, farois de neblina e CD player com MP3 e entrada para iPod)
- Exclusive: R$ 61.900 (equipamentos do GLX mais ar-condicionado digital, bancos de couro, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, limitador e regulador de velocidade)

Viagem feita a convite da Citroën

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