entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chevrolet lança Cruze 2015 com facelift

Linha 2015 do Chevrolet Cruze chega às lojas no final de dezembro com novo visual e custando R$ 400 a mais

26/11/2014 - Anamaria Rinaldi, de Montevidéu (Uruguai) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Após expor a reestilização do Cruze no Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet apresenta para a imprensa a linha 2015 do modelo, que traz novo visual e mecânica modificada tanto no hatch quanto no sedã. Ele segue oferecido em duas configurações: LT e LTZ, com preço R$ 400 mais caro. O novo modelo deve chegar às lojas apenas entre o final de dezembro e o começo de janeiro, uma vez que ainda há estoques da linha 2014.

Hoje, o Cruze Sport6 ocupa a quarta posição em sua categoria no ranking de vendas da Fenabrave (associação de revendedores), atrás de Fiat Punto, Ford Focus e Volkswagen Golf. Já o Cruze sedã está em terceiro em seu segmento, perdendo para Toyota Corolla e Honda Civic.

Segundo a fabricante, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de Cruze, modelo que chegou ao País em 2011. Ele é vendido em 118 países nos cinco continentes com pequenas mudanças de acordo com o mercado, o que caracteriza o Cruze para a empresa como seu primeiro carro global.

Mudanças sutis

As mudanças no visual do Cruze estão concentradas na parte dianteira, que traz para-choque redesenhado e luzes diurnas de LED como item de série desde a versão de entrada. Além disso, a característica grade bipartida agora exibe barras cromadas na configuração topo de linha LTZ. Também são novas as rodas de liga leve aro 17 e duas tonalidades - branca e cinza - para a pintura externa. A traseira não mudou.

Por dentro, o Cruze recebeu vidros elétricos que se fecham automaticamente ao travar as portas e a opção de ligar o motor por meio de um botão no controle remoto na configuração LTZ, o que permite acionar o ar-condicionado e refrigerar a cabine antes mesmo de entrar no veículo. Mudou ainda o revestimento de bancos, portas e painel, que passam a trazer couro em dois tons.

Bem equipado de fábrica

A lista de equipamentos de série quase não mudou. O Cruze vem, desde a versão de entrada LT, com ar-condicionado, direção elétrica progressiva (rigidez varia conforme a velocidade do carro), alarme, retrovisor interno com antiofuscamento, volante com ajustes de altura e profundidade, airbags frontais e laterais, controle de tração e de estabilidade, sistema isofix para cadeira infantis (com fixação no chassi) e sistema multimídia com Bluetooth, botões no volante e comandos de voz em português. São novidade o sistema que fecha os vidros automaticamente ao travar as portas pelo controle remoto e as luzes diurnas de LED.

A topo de linha LTZ acrescenta sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, GPS, airbag de cortina, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro, sistema presencial de abertura das portas, teto solar elétrico, My Link com tela de LCD de sete polegadas sensível ao toque, função streaming de áudio e comandos de voz para o GPS e partida por botão Start/Stop. A novidade nessa versão é a inclusão do sistema que permite ligar o motor remotamente pelo controle remoto a uma distância de cerca de 30 metros.

Motor melhorado

Na linha 2015, o Cruze teve o motor 1.8 Ecotec flex recalibrado para oferecer desempenho mais progressivo em acelerações - uma reclamação dos clientes, segundo a empresa -, além de reduzir as emissões de poluentes e o consumo. "O novo Cruze consome entre 3% e 5% a menos na versão com câmbio automático, podendo chegar a valores semelhantes no modelo manual, dependendo da condução", afirma Paulo Riedel, diretor de powertrain da Chevrolet. Pensando nisso, o Cruze 2015, quando equipado com câmbio manual, passa a trazer um indicador de trocas de marcha no painel, ajudando o motorista a dirigir de modo econômico.

As mudanças no motor foram feitas na central eletrônica, de modo que o propulsor continua rendendo 140 cv de potência e torque de 17,8 kgfm com gasolina e 144 cv e 18,9 kgfm, respectivamente, com etanol.

Tanto o hatch quanto o sedã são encontrados com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. A transmissão automática, porém, foi modificada para oferecer trocas mais rápidas e suaves. Segundo Riedel, as trocas para marchas maiores estão 0,5 segundo mais rápidas nessa segunda geração do câmbio, enquanto as reduções estão 0,7 segundo mais rápidas. Além disso, agora, a transmissão faz reduções duplas e triplas, ou seja, consegue reduzir pulando marchas. De acordo com a fabricante, as melhorias ficam claras ao analisar os números de desempenho do carro. O novo modelo é 1,2 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h do que seu antecessor. 

O iCarros teve a oportunidade de avaliar somente a versão LTZ com câmbio automático, confirmando que as acelerações estão de fato mais progressivas. O arranque está mais suave, o que pode incomodar quem gostava do impulso maior do modelo anterior. Quanto à transmissão, as trocas estão ligeiramente mais rápidas, mas as reduções ainda são um incômodo. Em uma ultrapassagem, pode ser mais rápido reduzir manualmente na alavanca do que aguardar o carro fazer isso automaticamente. 

Vai vender? - A Chevrolet não fala em números de vendas, mas afirma que as versões automáticas são responsáveis por quase 90% dos emplacamentos do Cruze, no hatch e - especialmente - no sedã. Ele tem a seu favor a lista de equipamentos de série, mas ainda tem um longo caminho a percorrer em questão de desempenho se quiser bater os rivais, independente do segmento.

Veja os preços do Cruze 2015:

Sport6 LT manual: R$ 70.400
Sport6 LT automático: R$ 77.100
Sport6 LTZ automático: R$ 86.400

Sedã LT manual: R$ 73.500
Sedã LT automático: R$ 77.100
Sedã LT automático com acabamento interno de couro: R$ 79.100
Sedã LTZ automático: R$ 87.300


Viagem a convite da Chevrolet

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.