entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chevrolet S10 2015 ganha motor de 206 cv

Chevrolet apresenta a linha 2015 da picape S10, que agora conta com motor 2.5 de injeção direta capaz de gerar 206 cv

24/09/2014 - Thiago Moreno, de Puerto Iguazú (ARG) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Chevrolet apresentou a linha 2015 da picape S10. Apesar de não trazer diferenças por fora, o modelo passou por modificações importantes. A principal delas é a oferta de um novo motor 2.5 flex de quatro cilindros com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas, capaz de gerar até 206 cv de potência. Os atuais 2.4 flex (147 cv com etanol) e 2.8 a diesel (200 cv) permanecem sendo oferecidos, enquanto o propulsor novo pode ser equipado apenas nas versões LT e LTZ com cabine dupla. Agora, os preços variam entre R$ 69.800 e R$ 142.400. Porém, a opção de cabine simples está restrita às versões LS, de entrada.

O motor novo gera seu pico de potência com etanol (206 cv), enquanto com gasolina é capaz de desenvolver 197 cv. Em torque, respectivamente, o 2.5 entrega 27,3 kgfm e 26,3 kgfm. Equipada com esse propulsor, a S10 pode ter um novo câmbio manual de seis marchas. A tração pode ser traseira ou 4x4. Os propulsores 2.4 flex têm como única opção uma transmissão manual de cinco velocidades, enquanto os 2.8 a diesel podem ser oferecidos tanto com o manual quanto com o automático, ambos de seis marchas.

Para gerar tal eficiência, o bloco é de alumínio com camisas de cilindros de ferro fundido. Os pistões também são de alumínio com pino flutuante. A bomba de óleo tem vazão variável com dois estágios, enquanto o controle eletrônico da válvula de arrefecimento do motor permite maior precisão no controle da temperatura. Com a adoção do sistema de injeção direta de combustível, foi possível eliminar o tanque de partida a frio.

Mas a motorização não foi a única novidade. Todas as configurações tiveram as suspensões recalibradas para dar mais firmeza ao rodar, seja com a caçamba cheia ou vazia. O isolamento acústico também foi retrabalhado. As versões LTZ, seja com o motor a diesel o com o novo flex, receberam uma nova textura no painel e nas portas, enquanto o console central passou a contar com um revestimento de couro.

Desde a versão básica, a S10 traz de série direção-hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, ABS e duplo airbag frontal. As configurações LT acrescentam acionamento elétrico de vidros e travas, sistema multimídia com tela sensível ao toque, controlador de velocidade, regulagem de altura para o volante e rodas de liga leve. A LTZ adiciona ainda lanternas de LED, rodas aro 17, sensor de estacionamento traseiro, bancos com revestimento de couro, comandos no volante, navegação por GPS, rack de teto, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e controlador de velocidade para declives.

E as capacidades?

Com poucas alterações externas, todas as configurações têm medida similar. São 5,3 m de comprimento, 2,1 m de largura, 1,8 m de altura e 3,1 m de entre-eixos. O que varia é o tamanho da caçamba. São 1.570 litros na LS com cabine simples, que tem a maior capacidade. As cabines duplas levam 1.061 litros. A maior capacidade de carga é da versão LT automática cabine dupla 4x2, com 1.210 kg.

Movimento de evolução

O iCarros avaliou a versão 2.5 LTZ 4x4 cabine dupla da S10. Nessa configuração mais completa, há confortos de carros de passeio, como ar-condicionado automático e navegação por GPS. Porém, não há opção por transmissão automática. Essa caixa está restrita às versões a diesel.

Os novos acabamentos internos são a peça central do painel em preto brilhante e a cobertura parcial de couro nas portas. No entanto, a cabine ainda faz uso de plásticos rígidos que cobrem a maior parte do interior.

O câmbio manual de seis velocidades casa bem com o novo propulsor. O motor se encarrega de fazer uma entrega de torque constante graças à injeção direta (que melhora a força em baixa rotação) e ao comando duplo de válvulas variável (para altos regimes). Mesmo sendo um pouco maior que o bloco 2.4 de entrada, o novo 2.5 dá uma personalidade mais tranquila para a condução de picape, pois o motor é mais elástico e há mais marchas para explorar sua força.

Outro destaque da linha 2015, a recalibração da suspensão surtiu efeito: mesmo vazia, a S10 pula menos em vias esburacadas que sua antecessora e o veículo como um todo oscila menos em velocidades mais altas na comparação com a linha 2014.

Vai vender? – A Chevrolet não quis falar em números de venda para a nova S10, mas a marca ficará contente com a manutenção da média de 50 mil unidades vendidas anualmente: “Num mercado com perspectiva de queda nas vendas de 0km, nosso desafio será manter os números atuais”, explica Samuel Russell, diretor de marketing da General Motors do Brasil.

Uma vez que oferece um leque maior de opções de configuração com a introdução do novo motor flex e por ter evoluído em dirigibilidade, a S10 tem as qualidades necessárias para atingir o objetivo que lhe é imposto.

Quanto ao mix entre as versões, Russe acredita que: “Se a configuração 2.5 LTZ cabine dupla não for a preferida entre as famílias que vivem entre áreas urbanas e rurais, me surpreenderei. Com as melhorias aplicadas na picape, esperamos trazer até consumidores usuais de veículos de passeio para as versões de cabine dupla”. 

Confira a lista de preços da Chevrolet S10 2015

LS 2.4 flex manual 4x2 cabine simples: R$ 69.800
LS 2.4 flex manual 4x2 cabine dupla: R$ 78.200

LS 2.8 diesel manual 4x4 cabine simples: R$ 98.300
LS 2.8 diesel manual 4x2 cabine dupla: R$ 108.300

LT 2.5 flex manual 4x2 cabine dupla: R$ 86.400
LT 2.5 flex manual 4x4 cabine dupla: R$ 92.400

LT 2.8 diesel manual 4x2 cabine dupla: R$ 111.500
LT 2.8 diesel automática 4x2 cabine dupla: R$ 115.000 
LT 2.8 diesel manual 4x4 cabine dupla: R$ 121.800
LT 2.8 diesel automática 4x4 cabine dupla: R$ 124.900

LTZ 2.5 flex manual 4x2 cabine dupla: R$ 97.700
LTZ 2.5 flex manual 4x4 cabine dupla: R$ 103.700

LTZ 2.8 diesel automática 4x2 cabine dupla: R$ 131.000
LTZ 2.8 diesel automática 4x4 cabine dupla: R$ 142.400


Test-drive a convite da Chevrolet

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.