27/08/2014 - Anamaria Rinaldi e Gabriel Aguiar / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A linha 2015 do Fiat Uno, que será lançada no início de setembro, fará a estreia do sistema Start-Stop em carros flex. Além disso, ele será o primeiro modelo nacional a contar com esse dispositivo, presente até então apenas em carros mais caros e movidos a gasolina.
O Start-Stop será oferecido como equipamento de série somente na versão intermediária Evolution, que chega para substituir a Economy. As demais configurações não terão esse sistema nem como opcional.
Ele desliga e religa o motor automaticamente em paradas rápidas, como em semáforos, ajudando a reduzir o consumo de combustível em até 20%, segundo a fabricante. O motor é desligado quando o motorista engata o ponto morto e é religado ao pisar na embreagem.
O novo Uno terá poucas mudanças visuais, incluindo grade, faróis e para-choque redesenhados na frente. Atrás, mudam o para-choque e as luzes das lanternas, que seguem com o mesmo formato vertical e posicionadas nas colunas. As alterações mais significativas estão no interior, que ganhou novo painel de instrumentos e tela no console central opcional.
Mas nem toda a linha 2015 receberá as alterações visuais, a versão de entrada Vivace manterá o desenho atual. Além da Evolution, outra novidade é a inclusão da versão Attractive, antes não disponível no catálogo. O novo Uno terá sete versões:
Vivace 1.0 de duas portas (mantém visual antigo)
Vivace 1.0 de quatro portas (mantém visual antigo)
Attractive 1.0 (novidade)
Way 1.0
Way 1.4
Evolution 1.4 (única com Start-Stop)
Sporting 1.4
Os preços ainda não foram divulgados.
Motores não mudam
Se o visual externo muda pouco, sob o capô, o Uno segue equipado com as mesmas opções de motores 1.0 e 1.4, com câmbio manual ou automatizado Dualogic, ambos de cinco marchas. O Dualogic estará disponível apenas na versão topo de linha Sporting, sem alavanca, que será substituída por botões no console.
O propulsor 1.0 rende 73 cv de potência com gasolina e 75 cv com etanol, com torque de 9,5 kgfm e 9,9 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm. Já o 1.4 desenvolve 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Linha 2014
O Uno atual é vendido com desconto nas concessionárias, mas há pouca margem para negociação, segundo o iCarros apurou. Foi possível obter desconto de até R$ 3.300 na versão Sporting 1.4 equipada com os kits Creative 2 e Casual, tabelada em R$ 39.800.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro