entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dicas para viajar com tranquilidade

Veja os itens que devem ser checados antes de colocar o carro na estrada para não acabar a viagem antes da hora

29/12/2014 - Anamaria Rinaldi / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

O Ano Novo está chegando e muitas pessoas aproveitam essa época do ano para pegar a estrada. Mas para que a aventura não acabe cedo demais, vale a pena gastar um tempinho antes e fazer um check up do carro para garantir que não haverá problemas mecânicos no caminho. Por isso, o iCarros listou a seguir todos os itens que devem ser verificados.

Pneus: desgaste

É fundamental verificar o estado dos pneus, inclusive do estepe.  Eles não devem apresentar bolhas nem desgaste excessivo, que indicam que é hora de trocá-los. Para saber se é o momento de fazer a substituição, existe um indicador de vida útil nos pneus chamado TWI. Para localizá-lo, procure por um triângulo ou a sigla TWI na lateral do pneu e siga nessa direção até a banda de rodagem. Ali você encontrará o indicador, que avisa se os sulcos estão com profundidade inferior a 1,6 mm. “Se as marcas estiverem em contato com o solo, é hora de trocar os pneus”, afirma Gerson Burin, especialista do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Pneus: calibração

Além disso, é preciso calibrar os pneus considerando o número de pessoas e a quantidade de carga que será transportada. E lembre-se também de calibrar o estepe, sempre colocando a pressão máxima recomendada pelo fabricante, ou seja, a pressão indicada para o carro carregado. Consulte o manual do veículo para saber qual a pressão ideal para cada condição. Em geral, essa informação está também em um selo colado na tampa do bocal de abastecimento ou na porta do motorista. “Você pode considerar o carro carregado se ele estiver com a capacidade máxima de ocupantes, mais as bagagens”, destaca Burin.

O especialista orienta ainda sobre o procedimento para fazer a calibragem. “O correto é fazer isso com os pneus frios, no posto mais próximo da sua casa. Até uns 15 minutos após ligar o carro está ok, mas não se deve calibrar após pegar a estrada ou rodar 40 minutos, uma hora”, completa.

Pneus: alinhamento e balanceamento

É importante estar com a revisão periódica do carro em dia, incluindo alinhamento e balanceamento. “Você consegue perceber que o veículo está desbalanceado se houver vibração no volante, especialmente na estrada. Já o alinhamento nem sempre é perceptível. Se a diferença de ângulo for muito grande, o carro irá puxar para os lados. Mas se for pequena, você pode nem notar, causando um desgaste excessivo dos pneus. Por isso, o ideal é fazer a revisão a cada seis meses”, alerta Burin.

Nível do óleo

É importante verificar o nível do óleo sempre com o carro frio e em um piso plano para garantir que a medição esteja correta. Se faltar óleo no motor, pode haver desgaste prematuro das peças, levando-o até a fundir. “Essa verificação deve ser semanal, lembrando que o óleo tem prazo de troca, em quilometragem e em meses. Ele deve ser substituído sempre no prazo que ocorrer primeiro”, diz. “Se o nível estiver baixo, você pode completar desde que o óleo ainda esteja dentro do prazo de validade e seja do mesmo tipo, que deve ser sempre o recomendado no manual do veículo.”

Nível da água

Verifique o nível da água do radiador, afinal, você não vai querer ficar parado no acostamento com o motor fervendo. Mas cuidado: nunca abra a tampa do reservatório com o carro ainda quente. Aqui, mais uma vez, vale a dica de estar em um piso nivelado para garantir que a medição esteja correta. “Se a variação for pequena, é possível repor com água de torneira mesmo. Mas se a diferença for grande ou se você precisar repor a água toda semana, é sinal de problema. Nesse caso, é melhor procurar um mecânico. E se precisar completar com muita água, precisa colocar o aditivo também”, alerta Burin.

Limpador do para-brisa

Encarar chuva na estrada é uma situação bastante perigosa, por isso, ter boa visibilidade é fundamental. Cheque se as palhetas estão em boas condições, ou seja, se as borrachas não estão ressecadas, e complete o nível do limpador se necessário. “Os produtos específicos são mais eficientes, mas na ausência deles você pode usar detergente neutro para completar o reservatório do limpador do para-brisa”, afirma o especialista do Cesvi.

Sistema de freios

Faça a verificação do sistema de freios, checando as pastilhas e o nível do fluido de freio. Lembre-se que o sistema é selado, ou seja, se o nível do fluido de freio estiver baixo é sinal de que algo está errado: ou as pastilhas precisam ser trocadas ou há vazamento. “Aqui vale a mesma regra do líquido de arrefecimento: se a variação for pequena, pode completar, respeitando a marcação do nível máximo. Às vezes o nível abaixa em função do desgaste das pastilhas. Mas se a reposição for constante, é sinal de vazamento. Um indício de problema é a luz do freio de mão ficar piscando”, ressalta Burin. Lembrando que é recomendado trocar o fluido de freio, em média, a cada dois anos.

Fluido da direção hidráulica

Você também pode verificar em casa o nível do fluido da direção hidráulica. Segundo Burin, se ele estiver um pouco baixo, você pode completar usando o óleo especificado no manual do veículo. “Você consegue observar se há vazamento se houver marcas no chão da garagem onde o carro fica estacionado”, diz. Esse fluido também deve ser trocado a cada dois anos, em média.

Tanque de partida a frio

Durante o verão, muitas pessoas se esquecem do tanquinho auxiliar de gasolina para partida a frio. “É importante que ele esteja cheio também no verão, quando há grande variação de temperatura. Em uma madrugada fria, você pode ter dificuldade em ligar o carro com o tanque auxiliar vazio”, orienta o especialista.

Filtros

Veja quando foi a última vez que você trocou os filtros do carro. “O filtro de óleo, por exemplo, deve ser trocado sempre que trocar o óleo do motor. Já o filtro de combustível tem prazo médio de substituição de 10.000 quilômetros. Cheque o prazo sempre no manual do proprietário”, diz Burin. “O filtro de ar deve ser substituído, em média, entre 7.000 e 10.000 quilômetros, mas isso muda de acordo com o uso. Se você roda muito em estradas de terra, será preciso substituí-lo antes. Faça uma checagem visual em casa mesmo”, orienta.

Luzes de sinalização

Faça uma verificação visual das luzes externas do veículo para garantir que todas estejam funcionando, como faróis, lanternas, setas, luzes de freio e ré. Além de serem de grande importância para a segurança, é obrigatório que todas estejam em perfeito estado. Se não estiverem, você pode ser multado. “As luzes são simples de trocar e essenciais para prevenir acidentes. Vale lembrar que o farol não é feito apenas para que você enxergue os outros, mas também para que os demais condutores tenham clara visão de seu carro”, aponta Pedro Celandroni, da Super Visão Vistorias Automotivas.

Itens obrigatórios

Lembre-se que é obrigatório carregar no carro triângulo, macaco e chave de roda. “Além de checar se esses itens estão no carro, é importante também verificar o seu funcionamento. Se algo acontecer, será importantíssimo o uso desse trio”, alerta Celandroni. Outro item obrigatório é o extintor de incêndio, que deve estar com o lacre e dentro do prazo de validade. E lembre-se que, a partir de primeiro de janeiro de 2015, os extintores devem atende às categorias “A” (materiais sólidos), “B” (líquidos inflamáveis) e “C” (equipamentos elétricos).

Ar-condicionado

Além de ser um item de conforto, o ar-condicionado é usado muitas vezes para desembaçar o vidro em dias chuvosos. Por isso, vale a pena testar se ele está funcionando perfeitamente. E lembre-se de fazer uma verificação periódica para ver se está na hora de trocar o filtro da cabine. “Em geral, esse filtro deve ser substituído a cada 12 meses”, afirma o especialista do Cesvi Gerson Burin.

Documentos

Pode parecer bobagem, mas é importante conferir se você está levando o manual e o documento do veículo. Se houver algum imprevisto na estrada, o manual pode ser a sua salvação, pois lá estão todas as instruções do carro.

Veja abaixo uma playlist com vídeos feitos pelo iCarros com dicas para quem vai viajar:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.