entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Governo adia fiscalização de novos extintores

Acordo do Ministério das Cidades com o Denatran adia em 90 dias a exigência de extintores de incêndio do tipo ABC

06/01/2015 - Redação / Fonte: iCarros

Apesar de estar programada para 1º de janeiro 2015, a exigência de novos extintores do tipo ABC foi adiada em 90 dias graças a um acordo entre o Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A resolução 157/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a vigorar em 2009 para veículos 0km e deveria começar a valer para todos os carros no primeiro dia de 2015.

A suspensão da obrigatoriedade dos novos extintores foi determinada após motoristas de várias regiões do país reclamarem de dificuldades para encontrar o equipamento.

O extintor de incêndio automotivo que será exigido a partir do final de março atende às categorias “A”, materiais sólidos (controla incêndios em estofados, tapetes e painéis), “B”, líquidos inflamáveis, e “C”, equipamentos elétricos. Os antigos correspondiam apenas às categorias “B” e “C” e possuíam validade de três anos podendo ser recarregados para durarem mais um ano, mas estarão proibidos a partir do início da exigência do novo extintor, que tem validade de cinco anos e não pode ser recarregado.

Os carros produzidos a partir de 2010 já têm o novo modelo. O motorista que não tiver o equipamento receberá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

O Brasil é um dos poucos países que exigem a presença de extintores dentro dos carros, que também é obrigatório na Bélgica, Bulgária, Polônia e Romênia. Mas países como Alemanha, China, Japão, Suécia e Estados Unidos não têm esta exigência. E na Inglaterra, o equipamento é obrigatório apenas em ônibus e táxis.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.