entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Produção em setembro recua 42,1% em relação a 2014

Com grandes reduções nos licenciamentos e na produção em relação ao ano passado, previsão para 2015 é revista

06/10/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Segundo dados divulgados hoje (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o mercado automotivo brasileiro mostra uma grande retração em setembro quando comparado ao mesmo mês de 2014. Os licenciamentos caíram 32,5%, enquanto a produção de veículos teve queda de 42,1% em relação ao nono mês do ano passado.

Com 200,1 mil unidades licenciadas em setembro, a redução em relação ao mês anterior foi de 3,5%. Já no acumulado do ano a redução foi de 22,7% em relação à soma de janeiro a setembro de 2014. Quanto à produção, a queda em relação a agosto foi de 19,5%, com um total de 174,2 mil veículos fabricados. O acumulado de janeiro a setembro também mostra números negativos, com diminuição de 20,1% em 2015 quando comparado ao mesmo período de 2014. Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan, esses dados são reflexo da atual situação econômica do País, que afeta o nível de confiança do consumidor e do investidor.

O saldo positivo é que a redução na produção resultou também na diminuição dos estoques em setembro para 346,9 mil unidades, diante das 357,8 mil unidades de agosto. Segundo estimativa da Anfavea, no ritmo de vendas de setembro, o estoque atual é suficiente para suprir o mercado brasileiro por 52 dias - o volume de agosto daria para 53 dias no mesmo ritmo de licenciamentos, o que representa redução de um dia.

Se o mercado nacional está vendendo pouco, as exportações registraram alta 12,3% no acumulado de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado e de 28,7% considerando apenas o mês de setembro sobre o mesmo mês de 2014. Contudo, o volume do nono mês, com 33,5 mil unidades, significa queda de 3,2% sobre agosto, que teve 34,6 mil unidades exportadas.

Novas projeções para 2015

O cenário do mercado automotivo no Brasil neste ano fez a Anfavea rever suas projeções para 2015 pela primeira vez em abril, o que normalmente acontece somente em junho. Enquanto a perspectiva inicial era de que os licenciamentos deveriam permanecer estáveis, com valores próximos dos 3,5 milhões de vendas registradas em 2014, os números foram atualizados após um primeiro trimestre negativo, passando à expectativa de queda de 12,3% com cerca de 2,9 milhões de unidades comercializadas no ano.

Agora, a Anfavea faz uma nova revisão, que prevê redução de 27,4% nos licenciamentos. De acordo com a associação, as vendas de veículos novos deve se estabilizar nos últimos meses do ano, mantendo o ritmo que foi visto de julho a setembro. A perspectiva é que a produção recue 23,2%, enquanto as exportações devem registrar alta de 12,2% - único dado que teve os números revisados para cima.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.