entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Renovados, Punto e C3 duelam com propostas bem distintas

Design do Citroën briga com dirigibilidade do Fiat para conquistar público de compactos premiuns

21/09/2012 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O segmento de compactos premiuns não é recente, mas a Fiat e a Citroën trouxeram um "novo ar" para a categoria com o facelift do Punto e com a nova geração do C3, alinhando-os, dessa forma, aos modelos vendidos na Europa. Avaliados nas versões Essence 1.6 e Tendance 1.5, respectivamente, têm preço inicial de R$ 41.750 e R$ 43.990.

Com a nova geração, a Citroën quis tirar o estigma de carro feminino que recaía sobre o C3. Apesar de as linhas estarem mais agressivas que as do modelo anterior, a característica linha de teto curva se manteve. Mesmo novo, não há dúvidas: ainda é o compacto da Citroën. Com para-brisa panorâmico, há uma porção retrátil do acabamento interno do teto que dá espaço para mais visibilidade, mas, por isso, os para-sóis perderam os espelhos. Neste caso, a marca foi longe demais ao tentar direcionar o carro aos homens.

A renovação do Punto, por sua vez, caminha de dentro para fora. Sem mudanças radicais na dianteira e na traseira, que recebeu lanternas com filetes de luz, o modelo destaca sua maior transformação na cabine, com um novo painel e quadro de instrumentos. Esteticamente, fez com que o acabamento interno ficasse mais moderno e mais bem acabado que o do modelo anterior.

 

C3 oferece equipamento, mas Punto rebate com mais potência


Nestas versões, ambos são servidos por uma boa lista de equipamentos de série. Estão presentes nos dois carros direção assistida, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, ajuste de altura para o banco do motorista, airbag frontal e freios ABS. O C3, no entanto, é mais generoso. Oferece luzes diurnas, cinto de segurança de três pontos para o terceiro passageiro do banco de trás, além de equipamentos opcionais no Fiat, como vidros traseiros elétricos, luzes de neblina e rádio com Bluetooth. Um dos diferenciais do Citroën a partir da configuração intermediária Tendance é para-brisa panorâmico.

 

O Fiat tem motor mais potente: 1.6 16V de 115 cv/117 cv com gasolina e etanol, enquanto o Citroën traz um 1.5 8V flex, de 89 cv/93 cv com os mesmos combustíveis. Para ambos, o câmbio é manual de cinco velocidades. Mecanicamente, a nova linha de motores da Citroën melhorou - tanto que o bloco 1.6 16V até aboliu o tanque de gasolina para partida a frio. Na versão Tendance, equipada com o propulsor menor, o carro responde bem, principalmente em baixas rotações. Arranca sem esforço nas saídas dos semáforos, mas, por ter apenas oito válvulas, perde fôlego conforme o giro aumenta. O chassi da nova geração é mais firme e o acerto da suspensão mais rígido, fazendo com que o carro role pouco em curvas.

O principal atrativo do carro, porém, é a novidade visual e o grande para-brisa, que deixa a cabine do carro com uma maior sensação de amplitude. A cabine do C3 é um lugar agradável de se estar, mas, para o motorista, a assistência elétrica se mostra confortável em manobras, mas leve demais em outras situações; o pedal do freio também exige prática, já que o curso é longo e difícil de encontrar o limite entre não parar e travar as rodas. Quando exigido, o carro cumpre sua função, mas não proporciona prazer ao dirigir.

O Punto não atrai como o concorrente e, sob alguns ângulos, como a lateral, nem parece que mudou. O Fiat também não tem o para-brisa que se estende ao teto, mas, com ele, é melhor olhar para frente e segurar firme no volante, pois sua tocada esportiva não mudou. O propulsor 1.6 16V responde bem a partir dos 1.500 rpm, mas muda de temperamento aos 4.500 giros, momento em que ele dá um surto de torque e chega a empurrar o motorista contra o banco. Para um motor desse porte, o desempenho surpreende. Com um acerto de chassis e suspensão similar ao do rival, o Punto não só faz curvas, como pede ao motorista que seja levado ao limite. A direção hidráulica é precisa e tudo o que acontece nas rodas é passado ao volante.

Os modelos possuem dimensões próximas: 4 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,5 m de altura e 2,51 m de entre-eixos para o Punto e 3,9 m, 1,7 m, 1,52 m e 2,46 m para o C3. Apesar de maior em comprimento, o Punto leva 280 l de bagagem, contra 300 litros do Citroën do C3.

Veredicto de Thiago Moreno - comparados frente a frente, C3 tem estilo, enquanto o Punto tem esportividade. Enquanto é possível incrementar o Fiat, mesmo que opcionalmente, melhorar a dirigibilidade do Citroën é uma tarefa para engenheiros. Como num cabo de guerra, o Punto foca no motorista e na dirigibilidade, enquanto o C3 tenta conquistar com design e requinte.

Apesar de mais bem equipado e com maios arrojo no estilo, o C3 parece esquecer de uma peça fundamental no quebra-cabeça da diversão ao dirigir: o motorista. Com preço e acabamento equivalentes, mas recompensando o condutor com uma mecânica mais forte e dirigibilidade esportiva, o Punto leva o comparativo por se destacar não apenas aos olhos, mas também aos demais sentidos.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.