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Novo MB Classe A adere à massa

Nova geração, que finalmente passa a concorrer com A3 e Série 1, cai no funk para conquistar jovens

04/04/2013 - Anelisa Lopes / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Funk e Mercedes-Benz. Uma associação que parece tão distante deu origem à nova campanha online da montadora alemã nas redes sociais. Ao som do "Passinho do Volante", do MC Federado e os Lelek's, a nova geração do Classe A é apresentada ao público brasileiro. A parceria tão improvável é muito mais que estar na moda. É uma amostra de qual público a Mercedes-Benz pretende conquistar com o lançamento do veículo, que chega às lojas em dez dias em duas versões: Syle (R$ 99.900) e Urban (R$ 109.900).

De acordo com Dirlei Dias, gerente de vendas do fabricante, o fim do ciclo de vida da geração antiga do modelo deixou uma lacuna no segmento de hatches premiuns. "Algumas montadoras chegam a participar deste mercado com dois ou três modelos. E a Mercedes estava ausente". Com um plano agressivo de entrada no mercado - para os moldes alemães, a Mercedes oferece como uma das opção de venda um financiamento com entrada de aproximadamente R$ 60 mil e o restante pago em 36 parcelas.

Com a meta de comercializar 2.000 unidades até o fim do ano, sendo a configuração mais cara responsável por 80% das vendas, o novo Classe A será o primeiro de uma família de compactos da marca alemã em território nacional. Em um ano, o sedã CLA e o utilitário esportivo GLA também darão as caras por aqui. Neste meio tempo, a versão mais esportiva A45, com preparação AMG, também está confirmada.

Som do mercado


Diferentemente da antiga geração, cujo público majoritário era formado por mulheres, o novo Classe A busca recém-casados e famílias pequenas. Não há mais distinção entre feminino e masculino. A Mercedes, no entanto, fez questão de diferenciar o público deste modelo em relação ao novo Classe B. Enquanto o A busca oferecer esportividade, o B agrega versatilidade e espaço para mais pessoas.

Visualmente, não há nada que lembre o antecessor. Não se trata mais de um monovolume, mas, sim, de um hatch premium com apelo esportivo. Carroceria, motorização e cabine completamente reformulados fizeram com que o modelo finalmente passasse a concorrer diretamente com os conterrâneos Audi A3 e BMW Série 1. Só que, hoje em dia, a lista de rivais na faixa dos R$ 100 mil é um pouco mais extensa e vai além do território germânico, já que no embalo deste perfil "moderno, estou na moda", entram também Citroën DS4 e até versões do VW Fusca e MINI Cooper.

Atributos como sistema de navegação GPS, ar-condicionado digital de duas zonas ou ajuste elétrico dos bancos, esperados para um modelo desta categoria, não fazem parte da lista de equipamentos. A falta deles torna clara a intenção de reduzir custos para tornar o modelo mais acessível a um novo perfil de cliente. Desde a versão básica, no entanto, o novo Classe A traz entre os itens de fábrica sete airbags, sendo um para joelhos, sistema de monitoramento de atenção do motorista e de pressão dos pneus, piloto automático e volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha. Os destaques ficam por conta da tecnologia start/stop, que liga e desliga o motor automaticamente quando o carro está parado ou em movimento, e dos bancos em formato de concha que, depéndendo da versão, ganham revestimento parcial de couro sintético.

O motor 1.6 turbo de 156 cv de potência, compartilhado pelo Classe B, atua em conjunto com uma transmissão automatizada de sete velocidades, com sistema de dupla embreagem. Com força máxima de 25,5 mkgf de torque entre 1.200 e 4.000 rotações, o bloco faz com que o carro ofereça o máximo de conforto e disposição na cidade. Na estrada, para realizar ultrapassagens, é mais indicada a troca por meio das aletas atrás do volante, já que, em alguns momentos, foi necessária fazer reduções de até três marchas para que o Classe A ganhasse fôlego.

Vai vender? - uma nova legião de compradores deverá aderir à Mercedes-Benz por meio do novo Classe A. Claro que não haverá uma popularização da marca, mas a intenção de ficar mais próxima de uma parcela da população que nunca sonhou em ter um Mercedes na garagem deverá ser alcançada. Ficou devendo alguns itens de série, como navegação por GPS e sensor de estacionamento, mas é um carro com visual moderno, apelo esportivo e desempenho que agrada, além de representar uma marca de luxo que já está consolidada no mercado brasileiro.

Teste drive a convite da Mercedes-Benz

Assista à campanha online do novo Classe A:

 

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