entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Top 10: Carros verdes do Salão de São Paulo

Conheça as principais novidades sustentáveis apresentadas na mostra paulista

05/11/2010 - Gustavo Zucchi / Fotos: Guilherme Silva / Fonte: iCarros

O Salão do Automóvel de São Paulo é sempre local de encontro das máquinas mais potentes e consequentemente, poluidoras. Apesar do público ainda fazer fila para entrar no Chevrolet Camaro, se amontoar em torno da Ferrari 599 GTO e se impressionar com caríssimo Pagani Zonda-R, neste ano a tendência da mostra é diferente.

De olhos na sustentabilidade, grande parte das montadoras trouxeram os chamados "carros verdes", modelos híbridos, elétricos ou de que alguma maneira diminuem a emissão de poluentes na atmosfera, seguindo a regra dos outros salões ao redor do mundo. Confira abaixo 10 verdes presentes no Salão do Automóvel 2010.


10º-Toyota Fine S
Não se pode dizer que o visual futurista do Fine S é uma novidade, já que a grande maioria dos conceitos, especialmente os com nova tecnologias, tem esta imagem. A novidade é o motor elétrico alimentado por célula de hidrogênio. O Fine S acabou sendo um dos grandes destaques da Toyota, já que a montadora apostou todas as suas fichas em conceitos, deixando de lado as novidades para o mercado brasileiro.

9º-Ford Start
Ao contrário da maioria dos verdes apresentados, o Start não possui motor elétrico nem híbrido. A novidade da versão futurista do Ka é o motor 1.0  com a tecnologia do propulsor Ecoboost, que reduz a emissão de poluentes. O modelo interage com os passageiros, com funções acionadas mesmo com o veículo desligado e comandos ativados por voz.

8º-Honda FT-EV
Um modelo pensado para as grandes cidades. O conceito da Honda é alimentado por baterias de íons de lítio. O carro é montado sobre a plataforma do iQ e é feito para quem anda até 80 km por mês.

7º-Nissan LEAF
O modelo começa a ser vendido nos Estados Unidos no próximo mês, mas não tem previsão de aparecer no Brasil. Equipado com um conjunto de baterias de 24 kWh, tem autonomia de 75 km, podendo chegar aos 220 km/h se dirigido da maneira ideal. São 107 cv de potência. Há ainda uma célula fotovoltaica com o tamanho aproximado de uma placa de carro acima do aerofólio que capta a luz solar e fornece energia para uma bateria de 12 volts, utilizada nos vidros elétricos, rádio e outros itens do carro.

6º-Honda Insight
Um dos híbridos mais vendidos nos Estados Unidos também apareceu no Salão de São Paulo, mas assim como o LEAF, não tem previsão de chegada ao Brasil.O Insight vem com um motor elétrico que funciona junto a uma unidade a gasolina de 1,3 l e câmbio automático de cinco marchas.

5º- Toyota Prius Plug-in Hybrid
O modelo se destaca pelas baterias de íon de lítio poderem ser recarregadas na tomada. Enquanto o motor elétrico faz 60 kW, ou 80 cv, o movido a gasolina de 1.8 litro alcança os 98 cv. Segundo a montadora, o modelo faz 57 km/l.

4º- Fiat Mio
Feito com sugestões colhidas na internet, o carro, sem ter a potência nem a motorização divulgada, tem como destaque o tamanho: apenas 2,50 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,53 m de altura.

3º- BMW Vision Efficiency Dynamics
Um sustentável com uma potência de superesportivo. O modelo apresentado pela BMW vem equipado com um motor tri cilíndrico 1.5 turbodiesel e dois elétricos. Juntos, fazem 357 cv de potência. O modelo alcança os 250 km/h.

2º-Porsche Cayenne Hybrid
O híbrido luxuoso da Porsche deve chegar ao Brasil em 2011 equipado com um motor V6 3.0 litros de 333 cv de potência e um propulsor elétrico de 52 cv. Segundo a montadora, sem utilizar o motor a combustão, tem capacidade de atingir 138 km/h.

1º-Ford Fusion Hybrid
Chega ao Brasil já conquistando fãs: deve ser o carro presidencial pelos próximos anos. É o primeiro a adotar a tecnologia Full-hybrid no País e deve chegar por aqui ainda em novembro. A tração elétrica do Fusion é usada na partida e o motor a combustão entra em ação automaticamente quando o veículo aumenta a velocidade ou é preciso recarregar a bateria.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.