entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

10 coisas sobre: carros e video games

Conheça a ligação que seus veículos favoritos têm a ver com os jogos de video games

26/11/2010 - Gustavo Zucchi / Fonte: iCarros

Toda fã automotivo tem seu sonho de consumo e, dependendo do poder monetário, será muito difícil de ser realizado. Quem nunca sonhou em dirigir uma Ferrari? Um Fórmula 1? Claro que, a menos que o fã tenha muita sorte, dificilmente terá um carro desses na mão. Acelerar e competir, então, é uma meta quase impossível...

É aí que entram os video games. O mundo dos pixels e dos bits deu a possibilidade para que qualquer pessoa pudesse dirigir desde um Volkswagen Fusca até o mais moderno modelo esportivo que nem chegou nas concessionárias. Confira 10 coisas que todo fã tem de saber sobre os melhores jogos de corrida.

1- O primeiro jogo de corrida foi o Night Driver, em 1976. O game da Atari simulava um passeio noturno, no qual o motorista deveria desviar de buracos e poças d´água. O pioneiro a envolver competições, entretanto, foi o "Pole Position", de 1982, que levava o jogador para dentro de uma corrida no cockpit de um monoposto.

2- O primeiro grande sucesso da indústria só apareceu em 1983. Enduro foi o jogo que marcou uma geração. Com gráficos simples e sem trilha sonora, o destaque era o barulho do motor, que ainda marca a memória de muita gente.

3- Um dos primeiros jogos a colocar o jogador dentro de um carro de verdade foi OutRun, de 1986. Nele, o "motorista" ficava atrás do volante de uma Ferrari e tinha de percorrer os Estados Unidos na companhia de uma bela loira. Recentemente, o jogo ganhou uma nova versão para Playstation 3 e Xbox 360.

4- Os fãs de videogames e fliperamas vão se lembrar do clássico Superstar Soccer que, por não possuir direitos sobre os nomes dos jogadores de futebol da época, improvisava e transformava o campeão mundial de 1994 Branco em Beranco e criava craques imáginarios como Allejo. Na história dos jogos de corrida isso também aconteceu. Sem ter os direitos das escuderias da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o jogo "Super Mônaco GP", de 1989, colocava os pilotos para participar da corrida na pele de A. Picos, ou Nelson Piquet, pilotando um carro da escuderia Minarae (Minardi).

5- Apesar de um dos charmes dos jogos de corrida ser pilotar máquinas que existem e dar ao jogador um pouco da sensação de estar atrás do volante das máquinas mais desejadas do mundo, um dos maiores jogos sobre rodas da história sai totalmente deste tema.

Em Mario Kart, o jogador encarna um personagem da turma do encanador da Nintendo pilotando um pequeno kart e com a diversão de, além de acelerar, frear e fazer curvas, poder jogar bananas e cascos de tartaruga na pista. Lembranças de divertidas tardes no Super Nintendo, quando na última curva, o líder era acertado e derrapava na pista. O jogo, até hoje, faz sucesso, com novas versões da Nintendo.

6- Nem só de Ferrari e Fórmula 1 vivem os jogos de corrida. O famoso Volkswagen Fusca, um dos modelos mais conhecidos da indústria, também tem seu jogo. Em "Beetle Adventure Racing", o New Beetle, versão moderna do Fusca, é a estrela de um game repleto de diversão que fez muito sucesso junto do lançamento do compacto.

7- O primeiro jogo de corrida a obter licença da FIA foi Ayrton Senna's Super Monaco GP II, de 1992. Depois disso, foi o início da franquia oficial da F1, como Formula 1 Championship Edition de 1996 e que ganha novas versões todo ano. Em 2010, o F1 2010 fez sucesso no XBox 360, no Playstation 3 e no Nintendo Wii, com realismo e a posibilidade de disputar a maior competição do automobilismo dentro da sua sala de estar.

8- Um dos jogos mais famosos de corrida que fez muito sucesso na última década foi a série Need for Speed. Lançada em 1994, trazia carros reais em locais exóticos. Entretanto, o sucesso maior veio na versão de 2003, Need for Speed Underground, na qual o jogador tirava rachas com carros tunados. A posibilidade de incrementar veículos como o Mitsubishi Eclipse e correr com um carro personalizado fez a série se tornar um dos principais jogos de corrida existentes.

9- Quem gosta de realismo vai atrás do Gran Turismo. O jogo é verdadeiramente um simulador de direção. Ao contrário da maioria dos jogos, Gran Turismo coloca o jogador para dirigir modelos reais, com uma dirigibilidade perfeita. Da mesma forma como na vida real, o jogador tem de tirar até mesmo carteira de habilitação no jogo para pilotar as máquinas.

10- O grande lançamento de 2010 é o jogo Gran Turismo 5. A série ganhou um destaque especial da industria automotiva com o lançamento do GTbyCitroën, modelo da montadora francesa exclusivo para o jogo e estrela da marca no Salão de São Paulo. Entretanto, não foi o único lançamento baseado em um video game neste ano. O Wangler ganhou uma versão em homenagem ao game Call of Duty: Black Ops, jogo de guerra da famosa franquia Call of Duty que também é considerado pela indústria dos games um dos principais lançamentos do ano.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.