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Paris: Citroën exibirá C4 Cactus AIRFLOW 2L

O carro-conceito Citroën C4 Cactus AIRFLOW 2L adota conjunto híbrido e mudanças na carroceria para fazer 50 km/l

18/09/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Citroën exibiu ontem (17) as primeiras imagens do conceito C4 Cactus AIRFLOW 2L, movido a gasolina e a ar, que será apresentado ao público no Salão de Paris entre os dias 4 e 19 de outubro. O protótipo é baseado no C4 Cactus, mas possui uma série de modificações para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.

O carro-conceito possui três entradas de ar no para-choque dianteiro para o fazer o resfriamento do motor, que se fecham para diminuir o arrasto aerodinâmico. Além disso, o modelo conta com pneus de baixa resistência à rolagem, novo defletor de ar na traseira e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos. Com as alterações sofridas, o AIRFLOW 2L conseguiu alcançar uma melhoria aerodinâmica de até 20% em relação ao modelo de rua.

A carroceria recebeu novas peças de alumínio, aços especiais e materiais compostos que colaboraram para a redução de até 100 kg quando comparado ao C4 Cactus de produção.  Para obter uma média de consumo de 50 km/l, a marca lançou mão de um conjunto mecânico híbrido, composto pelo motor a gasolina 1.2 de três cilindros associado a um tanque de ar comprimido e a uma bomba hidráulica. O modelo pode ser movido apenas a gasolina, apenas a ar comprimido ou por uma combinação de ambos.

Peugeot mostra conceito 208 Hybrid Air 2L

Na última semana, a Peugeot já tinha divulgado o conceito 208 Hybrid 2L, que adota o mesmo conjunto híbrido gasolina/ar do C4 Cactus AIRFLOW 2L. O modelo também será exibido durante o Salão de Paris. Baseado no 208 de rua, o protótipo emprega uma série de mudanças para melhorar o consumo e as emissões de CO2. Com o uso de materiais compostos e alumínio na carroceria, o Hybrid Air 2L pesa 860 kg, uma redução de 100 kg em relação ao modelo que serve como base.

O protótipo da Peugeot consegue obter a mesma média de consumo do “primo” da Citroën. Sendo assim, o modelo roda 50 km/l com gasolina. A previsão é que as tecnologias empregadas no conceito sejam industrializadas a um custo acessível a partir de 2020.

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