entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Testamos em Interlagos SUV chinês de pré-reserva a R$ 9 mil

Haval H6 GT 2024 tem 3 motores, sendo 2 elétricos, que geram 393 cv de potência: GMW ainda não anunciou preço oficial

17/02/2023 - Rodrigo França/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Testar um carro em Interlagos é sempre um dia divertido, mas no caso de um SUV híbrido, a curiosidade aumentou: como se comportaria o novo Haval H6 GT 2024 na pista paulistana? 

A GWM (Great Wall Motors) está apostando forte no mercado brasileiro e trouxe o modelo mais vendido na China em sua versão com três motores, sendo dois elétricos e um a combustão, gerando 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque.

tes números se mostram coerentes com as rápidas retomadas e velocidades alcançadas na Reta Oposta e na Reta dos Boxes – mesmo com as chicanes de cones utilizadas no dia da apresentação a fim de dosar o acelerador um pouco.

Um detalhe curioso é que o modelo ainda não teve seu preço definido no Brasil, mas o consumidor já pode reservá-lo fazendo um Pix de R$ 9 mil no Mercado Livre. Caso o cliente desista do negócio, terá reembolso “rápido e sem burocracia”, segundo a montadora.

Os preços serão divulgados no próximo mês. Quem fizer o depósito do adiantamento poderá selecionar uma das unidades (inclusive a cor da carroceria) que foram produzidas no início do ano e já foram embarcadas na China, com data de chegada ao Brasil programada para abril.

A autonomia e consumo também são grandes atrativos do SUV híbrido da GWM. São 170 km (ciclo NBR) de autonomia puramente elétrica, com bateria de 34 kWh. Aliado ao motor a combustão, o carro chega a fazer mais de 1.052 quilômetros com um único tanque, proporcionando um impressionante consumo de 27 km/l. 

Nos testes em Interlagos, fizemos o oposto disso: aceleramos com força total, mas por apenas algumas voltas no tradicional circuito José Carlos Pace.Se não conseguimos avaliar o consumo, pelo menos o 0 a 10

0 km/h foi feito em grande estilo: na saída do box, já na entrada da Reta Oposta, foi feita em apenas 4,8 segundos, utilizando o “launch control”, como é feito em modelos esportivos. A arrancada lembra o de modelos 100% elétricos, fazendo o motorista até esquecer de que aquele carro também tem um motor a combustão.

“O Haval H6 GT é um híbrido plug-in que oferece a experiência de um modelo 100% elétrico com a liberdade de um híbrido”, explicou Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil à reportagem do iCarros.

Esse conceito pode ser percebido ao conduzir o carro nos primeiros metros na saída do box. A tecnlogia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio. 

Assim, o motor 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, como fizemos com bastante frequência nas retas e curvas de Interlagos.

Mas vale dizer, mesmo com o motor em combustão funcionando plenamente, ele estará sempre em conjunto com os motores elétricos. Por conta disso, o novo H6 GT oferece a maior autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, cobrindo 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros. 

Na pista de Interlagos, também foi possível avaliar a tração permanente All Wheel Drive (AWD), na qual essa tração é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas.

No seletivo traçado paulistano, a função foi executada sempre garantindo a melhor aderência, mesmo considerando um SUV de mais de duas toneladas, que talvez poderia se sentir “perdido” em uma pista que recebe a F1, por exemplo. Esta função garante também melhor aderência tanto em condições de asfalto molhado quanto em trechos fora de estrada.

E por falar em piso, o Haval H6 GT também passou por diversas mudanças para conseguir um espaço no concorrido mercado brasileiro de SUV. A principal delas foi na suspensão, que foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras. 
O sistema de direção também recebeu ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas – algo que ficou nítido na entrada de curva em Interlagos.

A nacionalização também inclui o sistema de conectividade, 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia tem tela Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio – você não precisa de cabos para utilizar este recurso.

Falando em tecnologia, um dos pontos de maior curiosidade no Haval H6 GT é a câmera de reconhecimento facial, que tem a função de monitorar o nível de fadiga e distração do motorista e ainda de fazer a personalização dos ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo.

O carro tem um alto nível de condução semiautônoma, com destaque para piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist com câmera 360º.

O Haval H6 GT será oferecido no Brasil em versão única, equipado também com freios a disco nas quatro rodas e rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta. O design exterior também chama a atenção como um SUV híbrido de 393 cavalos de potência exige. 

A ideia é concorrer com o público premium que hoje tem carros de marcas como Toyota, Volkswagen etc. Sem preço definido, é difícil saber se a GWM vai conseguir sucesso de cara – mas, em Interlagos, a marca mostrou que tem grande potencial para isso.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.