entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

quanto tempo dura a bateria do carro?

componente fundamental para o funcionamento do veículo, sua durabilidade depende de diferentes fatores

29/04/2023 - Henrique Koifman/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

dependendo da marca e do tipo, o prazo de garantia para uma bateria dado pelo fabricante pode ser de 90 dias (o mínimo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor) a 24 meses, desde que utilizada da forma correta.

qual é o prazo de validade da bateria do carro? taí uma pergunta que não tem resposta exata, pois a vida útil desse componente pode depender de uma série de fatores. mas, para não ficarmos no clássico “depende”, aqui vai uma estimativa realista: entre dois e três anos, em média.

isso não quer dizer que não possa durar mais, vale dizer. eu mesmo já tive algumas que chegaram aos cinco anos de uso antes de começarem a fraquejar. mas os tempos eram outros, o Fusca – sim, faz tempo! – tinha pouquíssimos acessórios elétricos e eu morava no quase sempre quente Rio de Janeiro.

o calor influencia na bateria do carro?

a quantidade de acessórios e dispositivos que “puxam” energia da bateria, especialmente enquanto o motor do carro está desligado, nos veículos mais modernos, é bem superior ao dos modelos de uns 10 ou 20 anos.

recursos como com chave presencial, geolocalização, alarmes mais sofisticados e sistemas para controle e monitoramento a distância, por exemplo, consomem carga permanentemente. e esse tipo de demanda elétrica têm relação direta com a durabilidade da bateria.

isso porque, entre outras coisas, o tempo de vida desse acumulador de carga tem a ver diretamente com o número de vezes em que ele é carregado e descarregado. como depende basicamente de reações químicas para funcionar, esse mecanismo tende a se desgastar com o tempo, perdendo sua eficiência.

a influência do calor carioca na longevidade da bateria também se explica pela química, pois favorece as tais reações, assim como a transmissão da energia como um todo. no frio, tudo fica um pouco mais difícil e, digamos, cansativo para o componente.

  • dicas para prolongar a vida útil da bateria do carro

normalmente, o momento em que a bateria é mais exigida é quando você liga o carro pela primeira vez, de manhã – e, como vimos, mais ainda se a manhã for fria. daí que, nessas ocasiões, é mais recomendável girar a chave com faróis, ar condicionado e outros equipamentos desligados.

um bom hábito, aliás, é justamente desligar tudo isso ao estacionar o carro à noite, antecipando e facilitando o processo na manhã seguinte.

mas o pior que se pode fazer com uma bateria é não ligar o carro. sem funcionar por um período prolongado, o motor não aciona o gerador que, por sua vez, não recarrega a bateria. e, ainda que seja nova e esteja até na garantia, se ela descarregar completamente, as chances de sofrer danos irremediáveis é considerável.

  • não deixar o carro parado por muito tempo

não deixe o carro parado na garagem por muito tempo. mesmo que você não vá sair com ele, é importante ligar o motor ao menos uma vez por semana, deixando que funcione por, pelo menos, uns dez minutos – e sem acionar nenhum acessório que consuma energia, claro.

revisar o carro

 ao fazer as revisões do carro em sua oficina de confiança, é importante que o mecânico faça uma verificação em todo o sistema elétrico do carro – para checar se não há fugas de corrente, por exemplo –, incluindo uma avaliação do estado da bateria.

se ela já estiver muito cansada, fornecendo tensão insuficiente ou sem capacidade para recarregar corretamente, vale trocar. melhor prevenir do que ter de empurrar – quer dizer, remediar depois.

icarros é a plataforma que conecta pessoas em todo o Brasil na busca por boas oportunidades de compra e venda de veículos. Acesse o site e confira ofertas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.